agonia
romana

v3
 

Agonia - Ateliere Artistice | Reguli | Mission Contact | ÃŽnscrie-te
poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
armana Poezii, Poezie deutsch Poezii, Poezie english Poezii, Poezie espanol Poezii, Poezie francais Poezii, Poezie italiano Poezii, Poezie japanese Poezii, Poezie portugues Poezii, Poezie romana Poezii, Poezie russkaia Poezii, Poezie

Articol Comunităţi Concurs Eseu Multimedia Personale Poezie Presa Proză Citate Scenariu Special Tehnica Literara

Poezii Românesti - Romanian Poetry

poezii


 


Texte de acelaÅŸi autor


Traduceri ale acestui text
0

 Comentariile membrilor


print e-mail
Vizionări: 4817 .



Ziraldo recebe prêmio Quevedos na Espanha
articol [ Societate ]

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
de [Bernadete_Piassa ]

2009-10-22  | [Acest text ar trebui citit în portugues]    | 



O brasileiro Ziraldo Alves Pinto disse que considera que o 6º Prêmio Ibero-americano de Humor Gráfico Quevedos, que recebeu hoje na cidade de Alcalá de Henares, na Espanha, é o mais importante de sua carreira.
Com a distinção, Ziraldo se torna o primeiro ganhador de idioma não hispânico a ganhar o prêmio, que destaca a importância da obra e o compromisso social, algo que "todo artista deseja porque o homem trabalha à espera do reconhecimento".
"Há uma ansiedade enorme de realização no ser humano. Por isso quando se tem uma resposta para essa ansiedade, o homem fica realizado. E essa é a sensação que tenho ao receber o prêmio", disse Ziraldo à agência Efe.
Em seu discurso de agradecimento pelo prêmio, citando os pintores espanhóis Goya, Miró e, sobretudo, Picasso, sua "maior fonte de inspiração", Ziraldo disse estar "muito, muito emocionado" com o prêmio.
O prêmio "Quevedos" é o principal da bienal que reúne os Ministérios de Cultura e de Assuntos Exteriores da Espanha, com orçamento de 30 mil euros e promovido pela Universidade de Alcalá de Henares.
Com mais de 70 anos de trajetória profissional, Ziraldo criou um universo povoado de personagens que fazem parte do imaginário coletivo brasileiro --alguns deles ganharam o cinema-- e com os quais deu voz e personalidade questionadora.
Entre os personagens, destaque para o Meninho Maluquinho, o Pererê, Jeremias, o Bom, A Supermãe e o Mineirinho.
Aos 77 anos, Ziraldo mantém uma atividade frenética e um forte compromisso com seu país, convencido de que "o artista do Brasil tem uma obrigação com seu povo mais importante que a de um artista de França, Espanha ou Inglaterra, porque a vida o colocou em uma situação especial".
"Um artista como eu pode falar para muita gente, pode abrir consciências, pode inquietar as pessoas. Isso é algo que não pode ter como missão, mas não pode evitar que seja".
MONICA FARO
da Efe, em Alcalá de Henares (Espanha)


.  |










 
poezii poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
poezii Casa Literaturii, poeziei şi culturii. Scrie şi savurează articole, eseuri, proză, poezie clasică şi concursuri. poezii
poezii
poezii  Căutare  Agonia - Ateliere Artistice  

Reproducerea oricăror materiale din site fără permisiunea noastră este strict interzisă.
Copyright 1999-2003. Agonia.Net

E-mail | Politică de publicare şi confidenţialitate

Top Site-uri Cultura - Join the Cultural Topsites!